
Segurança em 1º Lugar
Para se divertir, precisa se cuidar
Por mais que desejamos apenas pensar em se divertir, saborear e aprender no Japão, de nada adianta se não cuidarmos da nossa segurança.
Questões de Saúde
1. Antes da partida, todos deverão apresentar um Atestado Médico que certifique que o integrante tem plenas condições de:
- Viajar de Avião, trens, ônibus e carros
- Caminhar por pelo menos 2 km sem interrupção
- Estar disposto a provar várias opções de alimentos e bebidas(*)
- Informar a comorbidade caso exista. Ex: Cardíaco, diabete, hipertenso, etc
(*) Exceto para os passageiros que previamente informarem ao condutor, sobre restrições alimentares, alergias e questões culturais e religiosas.
2. Todos os integrantes deverão apresentar a lista de medicamentos e comorbidade no idioma em inglês, para qualquer emergência médica, o condutor possa orientar a equipe médica sem perder tempo com traduções e interpretações erradas.
3. Caso aconteça algum tipo de acidente ou incidente forçando o integrante a interromper a viagem, o seguro será acionado e um integrante da agência de viagem contratada o acompanhará em tempo integral.
Esperamos que não precise destas ações e aproveitar o Japão ao máximo.
Fenômenos Naturais
Sabemos que o Japão é um arquipélago sob a falha de 4 placas tectônicas e constantemente o país sofre de tremores de solo em vários níveis, desde os imperceptíveis até os mais fortes. Para isso, o condutor e junto com a agência contratada, terá um Grupo de Crise para orientar com muita calma e segurança.
Dispomos de aplicativos, carga de bateria exclusivamente para receber informações sobre terremotos. E quando ocorrer, todos serão informados pelo grupo de rede social ou pessoalmente, caso não tenha a conexão.
Também o Japão sofre de tempestades em determinada época do ano, forçando a interrupção dos transportes. A qualquer momento, o condutor e a agência de viagem podem determinar a interrupção parcial da viagem até que as condições meteorológicas amenizem ou a parada total da viagem e retorno ao Brasil.

PROCEDIMENTOS
que vai te salvar
Primeiros passos para o Terremoto
1. Nunca entre em pânico. Coisas fáceis se tornam uma dificuldade quando estamos mentalmente abalados.
2. Quando chegar na hospedagem ou no corpo durante o deslocamento:
- Passaporte, documento brasileiro
- Remédios
- Dinheiro, cartões
- Celular e carregador
Numa possível evacuação, são os itens principais para a nossa identificação.
3. Quando sentir o tremor, vá para a porta do recinto onde estiver, destranque a porta e encoste o trinco. Se caso tenha algum dano estrutural, a porta é a primeira coisa que emperra e impede a sua fuga
4. Se sentir o tremor te balançando para os lados, significa que o epicentro do terremoto está distante ou profundo.
5. Se sentir o tremor na vertical como uma britadeira, abandone o imóvel, sempre protegendo a sua cabeça e vá para o céu aberto.
6. Japoneses convivem e sabem qual tipo de tremor oferece risco. Se sentir que um grande número de japoneses estão aflitos, pegue as suas coisas (passo 2) e evacue.
Procedimento de Segurança em Catástrofe
Sempre espalhadas em vários locais da região, as escolas primárias japonesas estão construídas estrategicamente em locais altos e todo o edifício foi preparado para se tornar um centro de refúgio em casos de emergência. As salas de aula e as quadras se tornam abrigo, cozinhas e enfermarias servem para os atendimentos vitais e o grande campo externo se torna área de pouso de helicópteros.
Tudo isso foi mencionado para mostrar o quanto nos preocupamos e estamos preparados para uma eventual emergência. Desejamos que nada disso aconteça.
